. .

1 de outubro de 2016

Vídeo mostra momento de tiroteio que matou candidato a prefeito em Goiás; assista

Foi na Avenida Modesto, próximo ao setor Novo Horizonte, em Goiás, que aconteceu o tiroteio que matou o candidato à prefeitura do município de Itumbiara José Gomes da Rocha (PTB) e deixou o vice-governador de Goiás, José Eliton de Figuerêdo Júnior ferido. O crime aconteceu nesta quarta-feira (28). O policial militar Vanilson João Pereira, que fazia a segurança do vice-governador, também morreu. O enterro das vítimas está previsto para hoje. 

No momento da carreata, várias pessoas filmavam a passagem do candidato. Um desses vídeos foi divulgado nas redes sociais e mostra o exato momento em que o tiroteio acontece e a correria que começa na sequência. Ninguém que acompanhava a carreata ficou ferido, segundo informou a polícia. 

O governo de Goiás informou hoje (29) que o estado de saúde do vice-governador José Eliton e do advogado da prefeitura de Itumbiara, Célio Rezende, é estável. Segundo boletim médico do Hospital de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia, ambos estão internados na UTI da unidade, conscientes, estáveis e respirando espontaneamente.

Durante a evolução da carreata, um carro foi de encontro ao veículo em que estavam José Eliton, José Gomes da Rocha e outras pessoas. O motorista do carro disparou com uma pistola em direção aos políticos; o atirador foi morto no local pela equipe de segurança do vice-governador. Ele tentou fugir e conseguiu entrar no carro, mas foi baleado e não resistiu aos ferimentos. 

Segundo a Polícia Civil, o atirador foi identificado como Gilberto Ferreira do Amaral, 36 anos, funcionário da prefeitura de Itumbiara. A polícia local está ouvindo testemunhas e agora investiga a motivação do crime e se ele agiu sozinho. Ele usou uma pistola automática, 40, para cometer o crime. 

José Eliton, que também é secretário de Segurança Pública do estado, era o governador em exercício, já que Marconi Perillo estava em viagem nos Estados Unidos, em missão comercial. Segundo o governo de Goiás, o governador antecipou sua volta, prevista para sábado (1º) e deve chegar hoje à tarde a Goiânia e conceder uma coletiva de imprensa. Até a chegada de Perillo, o presidente da Assembleia Legislativa, Hélio de Sousa (PSDB), é o governador em exercício.

TSE
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Gilmar Mendes, divulgou nota repudiando o atentado contra o candidato à prefeitura de Itumbiara.

Mendes reafirmou compromisso de cobrar investigação sobre mortes envolvendo candidatos às eleições municipais e disse que pediu o apoio da Polícia Federal no acompanhamento das apurações sobre outros casos de atentados contra candidatos. O ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, segue agora para Goiânia, onde vai visitar o vice-governador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Art. 220º da Constituição Federal: A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.

§ 2º - É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.